Desenhos Digitais e a Internet

Pois bem, vamos falar de um assunto relativamente fácil, parcialmente polêmico e consequentemente ficando cada dia mais “comum”… Arte Digital!

Como Arte Digital abrange vários assuntos, muitos dos quais eu desconheço profundamente, vou me ater a uma parte superficial nesse post, que é justamente a facilidade que a Arte digital tem de trazer  pessoas ao mundo Artístico.

  • A grande questão é, todas essas pessoas estão prontas ou mesmo dispostas para se aprofundar em tal mundo!?

O que vemos atualmente é uma enxurrada de ilustrações feitas em vários programas digitais, como: Photoshop, Mangá studio, Ilustrator, SAI, Corel Painter e vários outros… Não estou criticando quem usa, afinal eu sou uma das pessoas que usa alguns dos programas citados, mas que de fato, tais programas “facilitaram” as pessoas a se “considerarem” artistas isso fez e Faz!.

Mas uso o termo “considerar” porque, muitos não tem embasamento nenhum de arte, só porque o individuo acredita ser a reencarnação de Leonardo da Vinci, isso não faz da pessoa um Ilustrador profissional, é preciso ter um estudo de base, que incluí em parte trabalho Tradicional.

  • Se eu estou criticando Artistas Digitais!?

Não! Estou comentando sobre a facilidade trazida pelos programas e que pela própria facilidade da internet estamos sendo bombardeados por várias ilustrações que repetem o “mesmo”.

 

Digo o mesmo porque basta observar sites como DeviantArt no qual várias pessoas postam ilustrações tipicamente parecidas, com cores, posições, técnicas parecidas.

  • Qual o problema!?

Nenhum! A questão é que, atualmente, está se espalhando um pensamento de que a Arte Tradicional é inferior a Digital, pois você pode desenhar, finalizar, colorir, animar tudo digitalmente e os programas já trazem as retículas, as texturas, os cenários tudo pronto.

 

  • E em que isso é relevante!?
  • Onde isso se torna um ponto a ser observado!?

Justamente pela falta de base que citei acima… pela falta de personalidade… e pela invasão do “mesmo igual!”, pois temos várias pessoas que se habituam tanto ao Ctrl+c e Ctrl+v que isso se torna uma limitação.

Programas Digitais são sim facilitadores da Arte, auxiliam no tempo e na dinâmica do trabalho, mas em nenhum momento, se deve descartar o estudo tradicional em detrimento do Digital, pois os estudos de base, de sombra, iluminação, composição, texturas, tudo isso é necessário… e o Trabalho Tradicional em nenhum momento reduz seu rendimento digital, ele te adiciona conhecimento.

Por isso é comum observar, que bons ilustradores tradicionais quando partem para mídias digitais, tem rendimentos diferenciados… porque eles tem uma carga de conhecimento e de base, que dificilmente se obtem trabalhando apenas em uma via.

Não penso em nenhum momento que o Desenho Digital irá substituir completamente o Tradicional, mas acredito sim, que as facilidades do desenho digital estão criando egos artísticos, e que consequentemente rende e renderá, vários e vários pseudo ilustradores com Egos intragáveis, saturando nosso mercado do “mesmo igual”.

  • Se eu tenho medo desse tipo de “ilustrador”!?

Não! mas que de fato, isso acaba arrastando a Arte para o patamar de apenas “visual vazio”, pois quem a está produzindo não tem Conteúdo para atribuir… e quando algo caminha no sentido contrário do desenvolvimento da Arte em sua plenitude completa, isso tem de ser observado.

Se de alguma forma, você se sentiu ofendido com algo que eu digitei, não sou dona da verdade, estou expondo um Fato, porque é um fato… Se você se encaixa dentro desse perfil de ilustradores, comece a repensar suas prioridades artísticas e principalmente…

Porque todo ilustrador tem responsabilidade sobre o que produz.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Anselmo disse:

    Como meu professor de programação sempre me fala: Quem nunca dirigiu não deve começar aprendendo em carro automático.

    A técnologia é como um todo, uma ferramenta que auxilia no aumento de produção. Infelizmente temos sim muitos profissionais em todas as áreas que não sabem realmente o que estão fazendo, estão apenas “operando o equipamento”.

    Curtir

  2. Midori disse:

    Isso é verdade, Mari ^^

    As pessoas desenham qualquer coisa pensando “Ah eu sei desenhar”, quando na verdade mal sabem segurar um lapis. Se bem que isso acontece em qualquer área. Mesmo com desenhos tradicionais tem gente que só porque usa mais ou menos um lápis 6B já se acha o ilustrador. Ainda que seja difícil julgar porque às vezes o que a gente considera feio, outras pessoas vão lá e falam que é arte. Como, por exemplo, até aquele cachorro que “pintava quadros” ficou famoso só por fazer umas manchas que até meu priminho de 7 anos sabe fazer melhor.
    Então o mercado no geral é desanimador. Assim como eu conversei ontem com o Alsemo na questão de Design, eu saí da área porque eles querem um macaco treinado de photoshop e não alguém que estudou e tem conhecimento para fazer as coisas decentementes. Porque eles vão fazer o que o cliente mandar e geralmente o cliente não tem embasamento para definir o que é belo ou não. E mesmo a gente querendo argumentar, eles não deixam por medo bizarro de perder o cliente. São simplesmente coisas que eu não entendo. Porque eles perdiam cliente de qualquer forma porque não dava retorno ao cliente.

    Mas é isso, a gente tem que continuar fazendo nosso melhor, para quem sabe um dia ter o reconhecimento que merece ^^.

    Beijos e poste mais no blog!
    Adoro suas materias porque elas são discutíveis ^^.

    ^^/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s