Seinen x Shonen Parte 1

“Não é realmente a violência, o sexo ou o contexto, mas sim a perspectiva de mundo entre homens e meninos que diferencia  o Seinen  do Shonen”

capa_gunnm_v2
Hyper Future Vision GUNNM – Seinen

     Não pretendo discorrer ou defender um dos gêneros como o melhor ou pior, mas sim iniciar um pensamento analítico sobre as visões de mundo abordadas nesses gêneros.

       Nessa primeira parte, pretendo esclarecer o que é cada um dos gênero de forma superficial para que possam compreender os pontos que destacarei na parte 2.

     Para quem ainda não tem uma noção muito boa entre Seinen e Shonen, ambos são gêneros de quadrinhos japoneses (mangás).

     Sendo assim, o Shonen tem suas estórias voltadas para o público adolescente masculino; possui forte influência das tendências de mercado, tendo de gerar, obrigatoriamente, produtos periféricos como: figure actions, animes, e produtos diversos. Por vezes, chegam a repercussões tão grandes que são amplamente consumidos fora do Japão também. A grande maioria dos títulos trazidos para o Brasil são Shonens.

     O Seinen, por sua vez, é voltado também para o público masculino, sendo que na faixa etária de 20~40 anos. Também como um produto comercial, ele tem de render um respaldo para as empresas, mas não é tão fortemente influenciado pelas tendências de mercado, portanto seus roteiros são mais técnicos e mais densos que os do Shonen em si. Até os kanjis usados nas estórias requerem um conhecimento maior do idioma, além de certo conteúdo precisar de nível universitário para ser completamente compreendido.

fairy-tail
Faity Tail – Shonen

    Se você pensar bem, muitas estórias que são classificadas como shonen ou seinen têm características que podem fazer com que você se confunda sobre o real gênero. Afinal, Rurouni Kenshin, embora um Shonen, não é menos denso que muitos Seinens. Em Shingeki no Kyojin não há carência de cenas de ação ou comédia como em qualquer Shonen, embora a classificação oficial do mangá/anime seja Seinen.

  • Mas o que realmente as coloca nessa devida categoria?

       Em RK (Rurouni Kenshin), embora seja mostrada a perspectiva do protagonista em sua jornada para redenção dos próprios pecados, a estória em si é mais regada à ação. Outro aspecto que define RK como Shonen é que até mesmo os fatos históricos presentes no mangá/anime que tratam dos combates sangrentos e batalhas mais sérias são relatados de forma coadjuvante e pouco aprofundada, sendo assim, até uma pessoa menos instruída pode compreender o desenrolar da estória.

headerkenshin
Rurouni Kenshin – Shonen

     Já em Shingeki no Kyojin, além da ação e da comédia, somos colocados naquela realidade de extinção iminente da espécie humana. Além das problemáticas e desvios de conduta dos personagens, a própria falta de perspectiva de vida e o lidar com as mortes constantes é retratado de forma pesada. Mesmo em um estágio verde do desenrolar da trama é notório que problemas políticos e religiosos ainda terão seus momentos de aprofundamento. E tantas questões para se pensar e refletir pode tornar-se tedioso para adolescentes. O sentido mais profundo da série pode passar como coadjuvante em relação à ação e violência exacerbada para as mentes menos amadurecidas.

Shingeki-no-Kyojin-shingeki-no-kyojin-attack-on-titan-34654538-2280-1600
Shingeki no Kyojin – Seinen

       Apesar de distintos em certos aspectos, eles doam características de um gênero ao outro. E agora que já é possível delinear suas diferenças, analisem as estórias que vocês gostam e esperem pra ver a segunda parte e tirarem suas próprias conclusões. :3

Salvar

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s