Seinen x Shonen parte 2

 “É compreensível também que a euforia da adolescência passe e dê lugar à contemplação.”

      Então chegamos no ponto importante – onde, mesmo as estórias sendo igualmente bem montadas, com seus protagonistas de personalidade e objetivos fortes, com a ação e a comédia, são realmente diferenciadas uma da outra quando o autor pode explorar a perspectiva de mundo que seus personagens são passíveis de enxergar.

     Por vezes, essas visões são bem distantes do otimismo sustentando por estórias adolescentes, dando lugar a contemplações mais realistas e complexas relacionadas ao mundo adulto.

naruto-10-anos-capa-dupla
Naruto – Shonen

     Não quer dizer que, de vez em quando, cada um de nós não precise de uma dose de otimismo. Por isso comumente acabamos cedendo à tentação de acompanhar algum main stream Shonen.

     Os Shonen são esses enredos cheios de ação, comédia farta e protagonistas totalmente fora da realidade, mas que são fascinantes em seu entusiasmo juvenil. Sendo assim, na ambientação shonen, os personagens enfrentam seus inimigos muito mais poderosos que eles mesmos para proteger seus amigos ou simplesmente para resgatar a garota que gostam, sempre  sem hesitação, convictos de seus ideais.

     Essa perspectiva de que todo o seu trabalho duro sempre será recompensado é a base da visão de um adolescente cheio de esperanças sobre o futuro. Ele, entretanto, precisa, sim, dessa dose de irrealidade para não desanimar com o caminho tortuoso que vem à frente em sua jornada para se tornar um adulto competente e parte útil da sociedade.

IMGXX06MAPOAR
XXX Holic – Seinen

        Nos Seinens somos instigados a pensar mais distante. Além da problemática de vida do protagonista, tudo aquilo que o rodeia passa a ser explorado – sua cidade, política, círculos sociais, entre outros.

       Distante de preocupações simples, como um amigo com problemas, ou se vai ou não conseguir uma namorada, os protagonistas de Seinens são atormentados por outras questões:

  • No âmbito Filosófico, sua auto afirmação de existência e motivos de vida;
  • De caráter Ético, como matar outros ou não;
  • De perfil Político, rumo a uma guerra, mas incerto se isso resolverá;
  • Na visão Religiosa, exclamando, mas incerto se essa é a verdade ou não.

      A forma como o autor discorre sobre a visão de mundo de seus personagem é completamente diferente. Ele pode até ser tomado por uma afobação momentânea e se precipitar em achar que tudo dará certo, mas, logo em seguida, a realidade mostra que nem sempre temos sorte ou mesmo que o mundo em si é justo. A ambientação Seinen mostra que  precisamos nos acostumar com isso.

       Resumindo, é notório que nos Shonens ocorre uma evolução de personagens unilateral, sempre no processo de se  esforçar para melhorar e ter seus esforços correspondidos de forma positiva.

      Para o Seinen, essa evolução é multilateral, podendo ser rápida ou lenta, mas nunca é fácil. Sempre ocorrem muitas frustrações e decepções no processo, tornando-o assim mais realista.

Gosta de Shonens? Ou de Seinens? Ou de ambos?

Pense, analise e reflita.

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s