Shoujo e Josei – Parte 2

Conforme crescemos, nossas experiências amorosas nos distanciam da fantasia infantil do amor perfeito e aquilo que é proibido se torna mais romântico.

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar um pouco mais de shoujo e josei, mais especificamente do josei. Para aqueles que ainda não sabem, no japão, lar do mangá, josei tem como significado “mulher”. E o josei é o gênero mais amadurecido do mangá shoujo, são histórias para mulheres em especial (não exclusivamente), alguns com restrição de maior idade, outros poucos não.

Paradise Kiss (da Yazawa Ai, mesma autora de NANA), um bom exemplo de mangá josei
Paradise Kiss (da Yazawa Ai, mesma autora de NANA), um bom exemplo de mangá josei

Lembram da diferença entre o shounen e o seinen? Entre o shoujo e o josei é bem parecido. Enquanto que no shoujo a preocupação das heroínas é salvar o mundo, mostrar que as meninas também são poderosas, conquistar o grande amor da sua vida, realizar a primeira declaração e amor e dar o primeiro beijo; no josei, a coisa já é bem mais amadurecida.

Honey and Clover - um bom exemplo de mangá josei (por Umino Chica)
Honey and Clover – um bom exemplo de mangá josei (por Umino Chica)

No josei, a protagonista geralmente é uma mulher já adulta que vive seus problemas cotidianos longe de uma vida de fantasia e muita purpurina. São problemas como: arrumar um bom marido depois dos 30 anos de idade; conseguir superar uma grande frustração amorosa passada; conviver com um chefe que é bonitão, mas é um completo idiota; entre outros exemplos.

É raro o uso de fantasia (elfos, fadas, vampiros, etc) e ficção científica no josei. Uma autora popular japonesa por usar fantasia em suas histórias josei é a Ohmi Tomu – autora de Midnight Secretary (história com vampiros); Majo no Biyaku (história de bruxas); Kindan no Koi de Ikou (história de lobisomens); Anata ni Hana o Sasagemashou (história com assombrações); entre outros mangás josei.

Midnight Secretary - ilustração de
Midnight Secretary – ilustração de Ohmi Tomu.
Majo no Biyaku - ilustração por
Majo no Biyaku – ilustração por Ohmi Tomu.

Um dos assuntos abordados nos josei é o casamento. Existem mangás josei que se focam apenas nas etapas desse evento tão importante para a mulher adulta, alguns terminando em finais felizes e outros não. O interessante do josei é a independência da mulher que, mesmo casada, procura manter sua vida em função da família ou da própria carreira (uma das referências para esse estímulo de enredo josei é citado no livro da Sônia Luyten – estudiosa dos quadrinhos japoneses e sua existência na sociedade oriental e europeia). Um bom exemplo do casamento abordado no josei são os mangás da Enjouji Maki (autora de Hapi Mari, Private Prince, Sekai wa Bokura no Tameni, entre outros).

Hapi Mari - capa do mangá (por Enjouji Maki)
Hapi Mari – capa do mangá (por Enjouji Maki)

Curiosidade: o homossexualismo foi um dos aspectos do enredo josei que deu origem a uma vertente do mangá voltava especificamente para este – o yaoi. É comum encontrar autores de josei que também trabalham com material yaoi. Sendo esse um ramo ainda pouco explorado dos mangás produzidos no Brasil.

Atsui Fukushuu (mangá josei por Akaka Junko) quadrinho japonês de romance curto - one shot
Atsui Fukushuu (mangá josei por Okada Junko) quadrinho japonês de romance curto – one shot
Recipe no oujisama (também da Okada Junko) - mangá yaoi
Recipe no oujisama (também da Okada Junko) – mangá yaoi

Por fim, não é possível aqui falar sobre os vários elementos existentes entre o shoujo e o josei, seus recursos e peculiaridades. Entretanto, esperamos que conhecimento tenha sido adicionado aos nossos queridos leitores!

Continuem nos acompanhando que logo logo postaremos mais novidades!

Uma abraço e até a próxima, pessoal!!!

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s