Dragon Ball 30 anos

propaganda

Você, quando leu acima lembrou da celebre frase do personagem Goku da série Dragon Ball de Akira Toriyama com certeza! O personagem marcado pela dublagem brasileira feita pelo conhecido Wendel Bezerra. Mas o que a protagonista de Eruvë – O conto da Dama de Vidro tem a ver com Dragon Ball?

Dragon_Ball_logo

Semana passada foi aniversário de 30 anos da série Dragon Ball (1984), e como muitos desenhistas, parte dos membros que compõem o Studio PBR (inclusive essa que vos escreve) teve influência de Toriyama-sensei durante seu desenvolvimento como artista. Então nada mais justo do que fazer uma pequena homenagem ao mesmo, desenhando Diana em uma das poses características de Goku e sob o traço característico e inconfundível de Toriyama-sensei.

Lecciones de manga de Akira Toriyama

E mais! Acredito que se hoje em dia nós brasileiros podemos dispor de um leque variado de opções de mangás para consumo em toda banca de revista próxima, parte do mérito pertence a Dragon Ball.

Há 12 anos atrás, uma tímida iniciativa das editoras tentava trazer a nossas bancas os mangás para o entretenimento brasileiro. O mesmo público que já estava acostumado com as Comics Americanas. Nessa época, muitos títulos fortes foram trazidos como:  Saint Seiya, One Piece, Evangelion, Rurouni Kenshin, Sakura Card Captor, mas, com certeza, um dos mais importantes foi Dragon Ball. Além de sua versão “meio Takon” – vendida na época pela editora Conrad – foram feitas várias novas tiragens, assim como uma edição definitiva não concluída com páginas coloridas iguais a do Original Japonês. Atualmente, está sendo feito um relançamento da série no modelo padrão Takkobon pela editora Panini.

dblineage

É preciso comentar também sobre as tantas vezes que as sagas animadas da série foram reprisadas tanto na Tv paga quanto na Tv aberta. Quando Dragon Ball ainda era distribuído pela emissora de Tv aberta SBT, não duvido que muitos, assim como eu, acordavam cedo para assistir Fly, Guerreiras Mágicas de Rayearth e Dragon Ball. Posteriormente, no programa infantil da emissora Band, “Band Kids“, no canal de Tv paga Cartoon Network e por fim na emissora de Tv Globo.  Os diversos produtos periféricos e a quantidade de dinheiro que foi movida por causa de Dragon Ball durante tantos anos é algo difícil de ultrapassar, mesmo nos dias de hoje.

A influência e repercussão que Dragon Ball teve no mundo inteiro é algo inegável. Então por esses e outros motivos, acredito que mesmo que, em seu gosto pessoal, você não curta Dragon Ball, a obra em si merece o respeito pelo que representa e o que conseguiu atingir.

Salvar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s