Catarse, FIQ, Bienal Tudo junto!

E quando você pensa que acabou, lá vamos nós outra vez!

Bem, faz uma vida que não posto nada no Blog, até tenho desculpas, mas vou resumir porque tenho muitas coisas pra contar: final da campanha de Eruvë no catarse pegou o retorno das aulas da UFAL da greve de 3 meses, como se não fosse suficiente, ainda tinha o FIQ e conseguimos espaço na Bienal, então Outubro passou que eu nem sentir, e Novembro está sendo o mês mais longo de todo o ano –  sem contar que terça viajo pra outro evento em Recife.

Catarse

banner-youtube2

Não é nem novidade que conseguimos financiar Eruvë – O conto da dama de vidro pelo Catarse, site de financiamento coletivo,  187 pessoas ajudaram a tornar esse projeto realidade. E tivemos que brigar muito, pois pegamos uma semana cheia de lançamentos também. Mas posso dizer com categoria que fomos bem, conseguimos bater uma de nossas metas estendidas, e todo mundo vai receber seu Sketchbook impresso.

capa- frente

Muita gente me perguntou como nós que somos um grupo pequeno conseguimos o financiamento, não existe uma receita mágica de como tudo isso funciona, mas vou elencar algumas coisas que me ajudaram no processo: a Oficina sobre Crowdfunding que vi no FIQ 2013 me deu uma luz sobre o assunto, 2014 foi só planejamento, pré-venda, planilhas, pesquisa de preços, pra só lançar a campanha em 2015. Ok, você não precisa levar dois anos pra lançar sua campanha, mas funcionou conosco! xD

É claro que tivemos imprevistos, coisas não ficaram prontas a tempo de levar pro FIQ e nem pra Bienal, mas a edição ficou linda, devo a qualidade gráfica ao pessoal da 23Comics, que foram excepcionais nessa empreitada.

IMG-20151116-WA0016

FIQ 2015

Chegamos dia 09 em Beagá, a viagem foi cansativa, queríamos ter ido pra Ouro Preto e Mariana, mas não coube em nosso orçamento, e em todo caso foi até sorte, já que ocorreu todo aquele desastre nas barreiras da Samarco. Diferente de 2013 que tivemos tempo para passear pelos museus, galerias e afins, nossas forças foram todas direcionadas para o FIQ. Com um calor maravilhoso, digo e repito, se a forma de Beagá, mostrar que ama as pessoas é através do calor, pode ter certeza que é a cidade mais acolhedora do mundo!!

banner-lindoso

Ficamos na mesa 105, e tivemos os melhores vizinhos possíveis, do nosso lado esquerdo tinhamos como companheiros de FIQ, Carol Rosseti e André Oliveira, duas pessoas fantásticas e bem humoradas apesar de todo o calor. E sim, muito calor humano, várias mesas, lotadas de autores, um mar de gente e de banners! Revi pessoas que tinha conhecido em 2013, mas principalmente conheci muita gente. Os revezamentos para almoços, geravam encontros inesperados com pessoas de mesas aleatórias para procurar lugares no centro para almoçar, e muitas amizades surgiram daí.

IMG-20151119-WA0056

Bem por cima, destaco o pessoal gente fina da Capa Comics do Rio de Janeiro, Kátia Schitine do Senhora de Patins, o Daniel do pessoal do Red Door, A Roberta do mulheres em Quadrinhos, o Murilo e sua patroa Helen, a Gio minha vizinha de trás e seus lindos Totoros, A Renata de Brasília e suas releituras do Studio Ghibli, a Letícia, O Wilson Kohama, além de claro, meus comparsas da 23 Comics, a Chairim, o Vinícius Feliz. Tanta gente, que se eu esqueci de alguém, mil desculpas!

IMG-20151119-WA0046

Faz uma semana, mas é como se fosse ontem, um evento cheio de energia, com gente de todos os cantos do país, com um bem em comum, todos amantes de quadrinhos, em todas as suas formas possíveis, é o tipo de lugar que ao invés de sentir cansaço, você recarregava as baterias.

E é claro, que além de tudo isso, ainda tive a felicidade de conhecer pessoas como a Rebeca Prado que produz Navio Dragão, e é claro que eu não podia deixar de comentar a felicidade que foi conhecer o Studio Seasons, é o tipo de felicidade que te faz agir que nem um retardado de tão besta, mas é um besta muito feliz e realizado!

Bienal

Nossa participação na Bienal do Livro de Alagoas, foi curta se comparada com o FIQ, mas não menos importante, afinal é nossa casa, nosso quintal, e daqui que viemos, e queremos que as pessoas daqui saibam quem nos somos. Dentre as várias surpresas como cosplays não esperados de personagens da história, tivemos um fluxo insano de pessoas que chegavam onde nos estávamos, perguntavam sobre, pediam pra tirar fotos, quase não parei de autografar exemplares pra falar com as pessoas, levantava a cabeça pra sorrir e sair em fotos.

IMG-20151121-WA0007

Foi tudo muito rápido, mas não menos intenso do que o FIQ, afinal, todo o Studio Pau Brasil estava lá: Eu (Mariana), Janaina, Kohai (Gabriela Maria), San, Bob (Vinícius), Rinka (Rita), Gabi (Cosplay surpresa da noite), Lita e Vagner, e eu não poderia ficar mais realizada de poder compartilhar desse momento com toda a equipe que tornou tudo isso possível.

E o saldo da Bienal também foi super positivo, muitas pessoas surpresas com a qualidade do material em relação a impressão, com os desenhos com os cosplays e com todo aquele momento.

Considerações Finais.

Ainda teremos outro lançamento em Recife no 3° Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, e parece que Novembro não quer acabar! Ainda tenho vários pacotes de apoiadores para enviar para seus destinos, os Sketchbooks para terminar de imprimir e montar, além de é claro, começar  a produzir os próximos capítulos de Eruvë.

IMG-20151121-WA0012

Só posso dizer que todo esse processo esta sendo uma verdadeira Montanha Russa, com seus altos e baixos, com momentos de crise e pânico, e com momentos tão satisfatórios que é difícil por em palavras que sejam adequadas, mas o mais importante disso tudo é que só foi possível porque somos um grupo! Uma Equipe! Sem aquela história d’O Autor faz tudo! Aqui as coisas dão certo, porque principalmente encaramos fazer quadrinhos com seriedade.

Com certeza ainda tem muito mais por vir, então fiquem espertos, acompanhem as notícias pela mídia que gostarem mais, na dúvida chegue mais pra papear, não mordemos.

Eruve - 006

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s