Sobre Academia de Arte e Quadrinhos


Quem somos:

A Academia de Artes e Quadrinhos é um projeto de Microempreendedor Individual criado a priori por Mariana Petróvana cofundadora do Studio Pau Brasil e, posteriormente, apoiado por Sandavidson Mergulhão, que administram e ministram as aulas.

A Academia de Artes e Quadrinhos é a parte do Studio PBR que trabalha especificamente com: aulas, workshops e mine cursos, tendo como colaboradores das atividades: Janaina Araújo (Pesquisadora de Quadrinhos) e Vagner Lima ( Arte finalista, Colorista e Ilustrador).

Habituados com o processo educativo para a produção artística, os serviços do Studio PBR já foram contratados para oferta de aulas em uma escola de quadrinhos em mangá (estilo japonês) como filial antes da abertura do seu próprio MEI. Entretanto, mesmo antes de lecionar, já tínhamos confeccionado apostilas de métodos de desenho, para instituição privada. Além da vasta experiência adquirida durante o tempo em que trabalhamos como Freelancers para, criação de personagens para uso comercial, ilustrações temáticas para revistas, entre outros trabalhos que nos deram maior conhecimento tanto da área de produção gráfica como do mercado.

Ministramos aulas em instituição privada filiada durante o período de Junho de 2011 a agosto de 2013.

Objetivo Principal:

  • Nosso objetivo principal é transmitir o conhecimento sobre a arte sequencial para crianças e jovens com interesse profissional ou como atividade recreativa paralela.

 Objetivos Subsequentes:

  • Produção de material de cunho cultural, a fim de valorizar e enriquecer o acervo, tanto estadual como nacional de quadrinhos.

  • Criação de profissionais na área artística nos ramos de char design, ilustrador, quadrinista.

  • Divulgação e execução de eventos para a população, entre exposições, congressos, palestras e outras atividades, acadêmicas ou não, a respeito da arte sequencial e afins;

  • Conscientização da valorização do profissional em arte sequencial no mercado e de seu trabalho para a população;

  • Prestação de esclarecimento sobre os direitos autorais que gerem a produção de quadrinhos e outras publicações artísticas no Brasil.

Justificativa

 Este projeto foi criado devido à observação da carência em relação à produção de arte sequencial de qualidade e afins no estado de Alagoas, assim como no Brasil.

Segundo o Projeto de Lei 6.060, aprovado em 2009, “mecanismo de incentivo para a produção, publicação e distribuição de quadrinhos nacionais”, do deputado federal Vicentinho, tivemos um pontapé inicial quanto a importância dos quadrinhos nacionais. No entanto, apenas em Setembro de 2013 o relator da então formada Comissão de Cultura o deputado José Stédile, apresentou um novo projeto substitutivo ao anterior. Onde a maior modificação está no artigo 2° que prevê uma redução fiscal as editoras que tiverem determinadas % de material de quadrinhos nacionais dentro do seu quadro de publicações.

Desse modo, observamos que, em Alagoas, poucas são as instituições que, de fato, trabalham com método de ensino para produção de quadrinhos. As produções literárias estaduais feitas por arte sequencial ainda permanecem na ausência da cultura alagoana, enquanto, as crianças e jovens permanecem sem apoio financeiro e incentivo profissional para produção de seus primeiros quadrinhos.

Anúncios