Projeto Colorinando

Colorinando é um Projeto Interdisciplinar entre os parceiros: Laboratório de Experimentação em Design (LED); Sorriso de Plantão; Liga Acadêmica de Infectologia da UNCISAL (LINFECTO); e o Studio Pau Brasil. 

O projeto surgiu sob a demanda de sensibilização da comunidade diante da situação de pandemia na qual nos deparamos no início de 2020. A equipe de doutores do Sorriso de Plantão e os profissionais de Saúde da LINFECTO já possuem contato com o público-alvo infanto-juvenil e constantemente buscam desenvolver alternativas de tornar a informação científica por meio de uma aproximação mais lúdica e didática. Através dessa necessidade, o LED foi procurado para configurar graficamente o projeto e dar “vida” às ideias do restante da equipe. O LED buscou apoio de nossa equipe do Studio Pau Brasil, visto que somos quadrinistas alagoanos com um histórico de mais de cinco anos de publicações nacionais com temática regional, assim como algumas pessoas de nossa equipe fizeram parte do corpo discente do curso de Design na UFAL e do LED enquanto estavam na graduação. 

Uma dessas pessoas é Janaina Araújo, responsável por desenhar os personagens através do roteiro criado por Cláudio Santos e Alaíne Martins. O roteiro foi adaptado para a criação da primeira narrativa e o processo de arte final e colorização foi realizado pela integrante do LED, Angela Muniz – que também é quadrinistas e participou do Beco dos Artistas organizado pelo Studio Pau Brasil em parceria com a Pinacoteca da UFAL para a Bienal do Livro de Alagoas em 2019. 

Quando as páginas foram desenhadas, foram realizadas algumas reuniões com a equipe da LINFECTO para discutir a transformação do roteiro em uma narrativa coerente com a proposta do grupo. Ainda que a história tivesse como objetivo informar principalmente as crianças sobre os cuidados que devemos ter em uma situação como a Pandemia de Corona vírus, buscamos aproximar a narrativa gráfica da realidade alagoana. Usamos uma diversidade de cores, biótipos e personalidades distintas para as personagens, assim como adaptamos os cenários para ambientes comuns ao convívio entre as crianças como condomínios de prédios como aqueles presentes em bairros como Santo Eduardo, ladeira do Jacintinho, Benedito Bentes, etc. Da mesma forma, criamos o ambiente de uma praça com estrutura similar a famosa praça de Maceió: a Praça do Skate. Este tipo de construção visual cria uma aproximação do leitor com a apresentação da narrativa, principalmente se ele for domiciliado na cidade de Maceió. 

A proposta do projeto não é apenas criar HQs sobre a Pandemia, mas também estamos trabalhando para dar continuidade ao projeto abordado outros temas relacionados à saúde. Os quadrinhos são uma mídia eficaz quando se trata da aproximação com o público mais jovem, assim como também proporciona uma leitura mais fluida e interativa, visto que o próprio leitor é que pode “interpretar” as vozes das personagens. 

O projeto Colorinando também ganhou este nome por conta das páginas e fichas de personagens que podem ser coloridos pelas crianças. Estes desenhos estão disponíveis online para serem baixados e impressos por qualquer responsável que deseje abordar o assunto com as crianças. Este projeto foi abraçado por nós também por acreditarmos que é possível tornar o acesso à informação um processo mais simples e prático, livre de burocracia e que, principalmente, o público infanto-juvenil possa se sentir compelido a interagir e se divertir. 

Links úteis:

Matéria no site da UNCISAL sobre o Colorinando

https://novo.uncisal.edu.br/noticias/projeto-colorinando-traz-historias-em-quadrinho-para-abordar-de-forma-ludica-temas-da-saude

Arquivos para baixar no site do LED

https://www.led-ufal.com/colorinando

Deixe um comentário